terça-feira, 17 de maio de 2011

LENDO NOTÍCIAS.

Apesar deste blog não ser especializado em notícias, alguns acontecimentos merecem comentários:

O site http://www.dihiit.com.br/ publicou em seu monitoramento de estatísticas que no último domingo os termos mais buscados no motor de busca do Google foram "Mulher do Neymar" e "Como morreu Lacraia". Este é um importante indicativo para conhecer as preferências de leitura dos internautas. Merece ser objeto de dicussões em sala de aula, palestras e outro eventos. Devemos ter clareza dos porquês destes tipos de informações despertarem tanto interesse. Além, é claro, de aproveitar o gancho e explorar os textos relativos a estes assuntos.



O filme "Velozes e furiosos 5" tem causado uma série de opinões contrastantes. De um lado, a galera "teen" rasga elogios e diz que o longa tá "bombando!". Do outro, os professores, críticos e especialistas detonam o filme, afirmando que ele não tem conteúdo, faz apologia à violência e trata o Brasil com uma visão preconceituosa, na qual o tráfico de drogas, o crime e a pobreza figuram como elementos socias estruturantes da cultura brasileira.
Polêmica à vista. Opine você também.

E por falar em violência, a invasão da violência nas escolas tem sido uma constante nos noticiários nacionais. Estranhamente, na contra-mão desta síndrome, quase não se ouve falar do assunto nas rodas dos papos acadêmicos. A moda hoje é abordar o Bullying, que é apenas um dos tipos de violência presentes na escola.
Outros aspectos que envolvem este assunto, como o Burn Up (o bullying dos professores) e a indisciplina escolar estão relegados ao ostracismo.
Pra não dizer que não falei das flores, uma ótima obra de referência sobre o assunto foi escrita por Silvia Parrat-dayan, sob o título "Como Enfrentar a Indisciplina na Escola", um livro muito esclarecedor que serve de referência para quem necessita ter mais aprofundamento sobre estes temas.
Ainda esta semana, na página LEITURAS deste blog, será postado um artigo com comentários e informações mais detalhadas sobre este livro.



Agradecer é sempre necessário. Nossos agradecimentos à professora Lyan Steffens, pela referência elogiosa, em sua palestra, ao texto WWW de mim mesmo, publicado neste blog. Tal referência foi feita em um evento na Austrália, onde o texto foi utilizado. Cabe citar que a versão em inglês foi produzida gentilmente e com muita competência por Denner Zyler, Coordenador de RP/Marketing deste blog. Vamos estender também os agradecimentos ao grupo de professores do Colegio M... na cidade de Guayaramirin - Beni - Bolívia, que premiaram simbolicamente o texto como o texto do mês. Gostamos muito da dica e da brincadeira. Também já estamos providenciando agendamento para atender ao convite de visita feito pelos citados professores. A versão em espanhol foi  criada pela amiga Eva Gonzales.
E para quem quer trabalhar com o texto, ou apenas ter uma cópia dele, acesse a nossa página  de CONTATOS e solicite o arquivo. Você receberá totalmente grátis o arquivo em formato word2003/2007 e a carta de autorização de uso, já que o texto tem direitos autorais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário